Sobre a observação como técnica para a coleta de dados, analis...

Kauany

Sobre a observação como técnica para a coleta de dados, analise as afirmativas a seguir: I – É um instrumento que permite apreender aspectos nem sempre explícitos e articulado com a aplicação de outros, como o questionário. II – Embora seja um instrumento importante em pesquisas sociais, deve ser utilizado em articulação com outros. III – Nem todos os estudos, mesmo na área da Administração, requerem o uso do questionário, uma vez que isso depende dos objetivos da pesquisa. IV – O registro da observação deve ser feito imediatamente, em um documento denominado diário de campo. Estão corretas as afirmativas: Escolha uma:.

1 Resposta

Kauany

Explicação:Resumo: Os textos desta disciplina tem abordagem técnica. No entanto, este primeiro texto procura refletir

sobre a atividade de investigação científica como uma atividade de produção de conhecimentos para a interpretação do fenômeno da educação. Para isso, inicia respondendo a questão “o que é pesquisa?” e segue

situando a pesquisa em educação – como ciências humanas - em paradigmas diferentes dos paradigmas das

ciências naturais. Além disso, introduz o conceito de metodologia de pesquisa como orientação para que a

produção de conhecimentos em educação, sob a abordagem qualitativa de pesquisa, tenha relevância social e

científica.Para encerrar, o texto aproxima-se da abordagem mais técnica sobre o tema da pesquisa, apresentando algumas das modalidades, técnicas e instrumentos mais usados na pesquisa em educação.

Palavras chaves: Produção de Conhecimentos; Pesquisa Qualitativa; Metodologia de Pesquisa.

Introdução

Para iniciarmos nossos estudos acerca da pesquisa em educação é importante refletirmos sobre educação. Sabemos que há diferentes concepções, no entanto, neste texto, abordamos duas concepções que são radicalmente antagônicas: a educação como instrumento

de reprodução da sociedade e a educação como instrumento de transformação da sociedade

(SAVIANI, 1983; LIBÂNEO, 1986; LUCKESI, 1993).

A educação como instrumento de reprodução da sociedade diz respeito à educação nãocrítica, aquela que tem como finalidade principal a adaptação do sujeito à sociedade tal qual

ela se apresenta. Se considerarmos que vivemos em uma sociedade desigual, temos que a educação concebida como um processo de adaptação a essa sociedade, como um instrumento de

reprodução dessa sociedade, tem como objetivo manter essa sociedade desigual. Obviamente

que vemos essa concepção, na prática, em muitos espaços educativos, inclusive escolares.

A educação como instrumento de transformação da sociedade refere-se à educação

crítica, àquela que tem como finalidade principal a instrumentalização dos sujeitos para que

esses tenham uma prática social crítica e transformadora. Isso significa que, em uma sociedade desigual, os sujeitos precisam se apropriar de conhecimentos, ideias, atitudes, valores,

comportamentos etc., de forma crítica e reflexiva para que tenham condições de atuar nessa

sociedade visando a sua transformação. É a partir dessa concepção de educação que trataremos em nossos estudos sobre a pesquisa e a produção de conhecimentos.

Professora Livre Docente do Departamento de Educação do Instituto de

Biociências da UNESP-Botucatu.

2Introdução à Pesqu

isa C

ientífica em

Edu

cação

Mas o que é pesquisa? O termo “pesquisa” significa, segundo o dicionário Aurélio

(FERREIRA, 1986, p. 1320), “indagação ou busca minuciosa para averiguação da realidade;

investigação, inquirição”. Além disso, também significa “investigação e estudo, minudentes e sistemáticos, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um

campo qualquer do conhecimento”. Essas definições nos ajudam a compreender a pesquisa

como uma ação de conhecimento da realidade, um processo de investigação, minucioso e

sistemático, para conhecermos a realidade ou alguns aspectos da realidade ainda desconhecidos, seja essa realidade natural ou social.

O mais importante é compreender a pesquisa como um processo de produção de conhecimentos para a compreensão de uma dada realidade, isto é, de conhecimentos que nos

auxiliem na interpretação da realidade vivida, pois como podemos ver:

Entendemos por pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e

construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e

a atualiza frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática

teórica, a pesquisa vincula o pensamento e ação. Ou seja, nada pode ser

intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um

problema da vida prática (MINAYO, 2002, p. 17).

Então, a função da pesquisa, por mais abstrata que nos possa parecer, é a interpretação

do que vivemos. Como afirma Santos (1989), ela é a “prática social de conhecimento”. Esse

autor reforça o caráter social da atividade de pesquisa, conferindo-lhe como objetivo último

o conhecimento para a vida social. Por outro lado, temos definições de pesquisa que a relacionam com o método, com a sistematização dos conhecimentos:

Pesquisa é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo

proporcionar respostas aos problemas que são propostos. (...). A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização

cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos (...) ao longo

de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do

problema até a satisfatória apresentação dos resultados (GIL, 1996, p. 19).

necessidade para a ação e, ainda, como um elemento de liberta

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Enem





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.