Comente sobre o relevo asiatico​

Na Ásia existem cordilheiras longas e elevadas, que cruzam o continente de leste a oeste. Destacam-se os montes Altai, Tien, Kuen Lun, Karakorum, Hindu Kush, Zagros e, especialmente, a cordilheira do Himalaia, onde se localiza o Everest (8.850 m), o cume mais elevado da Terra. As ilhas que rodeiam o continente de leste a sudeste são os pontos mais altos dos sistemas montanhosos submersos.

Uma faixa de grandes planaltos percorre o continente asiático desde a zona mais oriental até a central. Destacam-se os planaltos da Arábia, Irã, Decã, Pamir, Tibete — a chapada mais alta do mundo — e as terras altas da Mongólia.

As planícies se estendem principalmente pelas regiões norte, sul e leste. Destacam-se a Planície Setentrional ou Siberiana, interrompida pelos Montes Urais, e os vales fluviais do sul e sudeste.

As principais depressões são as dos mares Cáspio, Aral e Morto. Esta última fica 395 m abaixo do nível do mar e é a depressão absoluta mais profunda do planeta.

As regiões litorâneas apresentam grande variedade de formas, entre as quais se destacam as penínsulas do oeste (Anatólia e Arábica) e do sul (Indostânica e da Indochina); os arquipélagos do sudeste (Indonésia e Filipinas) e do leste (Japão e Kurilas); e o litoral siberiano, com numerosas reentrâncias e saliências.

Mais perguntas de Geografia