A invasão, ocupação e exploração do solo brasileiro foram e são determinantes para as transformações radicais que os povos originarios passam no decorrer de cinco séculos. Um
longo processo de devastação física e cultural climinou grupos gigantescos e inúmeras etnias
indígenas, especialmente através do rompimento histórico entre os indios e a terra. Por dentro
da tradição da teoria social crítica, podemos captar elementos teórico-metodológicos muito
significativos para análise do processo histórico social vivido por esses povos e apreender a
teia contemporânea de ameaças à própria continuidade da existência da vida indígena e sua
possibilidade de autodeterminação. e auto-organização
Destaca-se a importância de reconhecer as mudanças que ocorrem com a interação real
entre a vida indigena no campo brasileiro (marcada por elementos singulares de ruralidade) e
o compartilhamento de diversos elementos próprios da vida tipicamente capitalista em algumas
regiões brasileiras (os processos de proletarização e assalariamento indígena, incorporação de
tecnologia na vida cotidiana e na organização do trabalho).
É com o avanço das formas capitalistas de exploração do campo brasileiro que a relação
entre indígenas, lavradores, quilombolas vive constantes ameaças de expropriação e
reprodução das formas de rompimento com seu principal meio de reprodução da vida: a terra.
Temos inúmeros casos na realidade brasileira de expulsão de populações ribeirinhas,
tradicionais, quilombolas, pesqueiras pela ação predatória do grande capital nas investidas dos
grandes empreendimentos (hidrelétricas, barragens, exploração de minérios, de madeira, entre
tantos outros).
1- Pesquise alguns conceitos e palavras que o texto trabalha como ruralidade,
proletarização, povos originários e outros que você considere relevantes para entender
o texto:
2- Quais os argumentos que o autor utiliza para afirmar o problema indígena no Brasil?
A invasão, ocupação e exploração do solo brasileiro foram e são determinantes para as transformações
Sua resposta
Mais perguntas de História
História, conteúdos escolares sobre História para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- indentifique a alternativa incorreta e justifique a sua resp
- por que a Inglaterra foi o maior adversário da França?
- Quais os principais elementos olmecas e suas invenções?
- o texto cita quantos autores para explicar uma definição p
- Fazendo perguntas: 1.O jovem pode ter experiência se nunca trabalhou, se está iniciando sua vida de trabalho?explique
- 01. O fim da União Ibérica em 1640 e a consequente ascensão do poder da dinastia de Bragança, criaram
- 4. Porque o nome mesopotâmia? * O (A) Terra entre maresO (B) Terras férteisO (C) Terra entre riosO
- Assinale a alternativa correta que representa o espaço religioso do Islamismo.a) Catedralb) Mesquitac)
- Cite os primeiros animais a serem domesticados na america.
- Durante a Primeira República o sistema Ferroviário brasileiro tinha o objetivo de
- Em que data foi instaurada a república do brasil e quem foi o primeiro presidente
- Identifique ações democráticas e ditatoriais do governo Vargas.
- 3. (GEO) Ainda quando os continentes formavam a Pangeia, África e América estavam unidos em uma grande
- O que essas narrativas têm em comum? Como são chamadas as divindades jorubas?CAPITULO 2Neste capítulo,
- Marque a alternativa incorreta a) ( ) Portugal foi pioneiro nas grandes navegaçõesb)) A posição geográfica
- 1. Sobre o novo mapa da Europa, depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), é INCORRETO afirmar
- Sobre as culturas indígenas no brasil qual a importância do paje nas aldeias e como eram divididas os trabalhos?
- A economia cafeeira sustentou financeiramente o Brasil durante o Segundo Império, sendo ainda a fonte de
- Considerando a polis ateniense, do ponto de vista social, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE * Em Atenas eram considerados
- O marquês de Pombal foi nomeado pelo rei de Portugal, D. José, ministro do Reino e dos Negócios Ultramarinos