Leia o texto abaixo e faça o que se pede a seguir. O império do Sol
[...] Para que tudo funcionasse bem, era preciso uma organização perfeita. Em primeiro lugar, organizar a contabilidade: contar as pessoas de cada comunidade, saber quantos trabalhadores podiam ser requisitados sem prejudicar a aldeia, contar os impostos, os sacos de batata, as lhamas, os grãos de milho. Os incas inventaram um modo curioso de contar usando uns cordões com nozinhos coloridos. [...]. Poucos sabiam manejá-los, sendo alguns incas especialmente treinados para esse fim.
Como controlavam um vasto território, os incas tinham de desenvolver também bons esquemas de comunicação. Daí construírem pontes e estradas. E nas estradas colocavam postos de vigia (tambos), que também funcionavam como armazéns. Em cada tambo, havia um chasqui, funcionário muito importante do império. Era uma espécie de “correio” dos incas. Os chasquis viviam correndo de um lado para o outro, levando as notícias mais importantes ao conhecimento das autoridades imperiais. Eram verdadeiros atletas, capazes de fazer uma notícia da costa chegar a Cuzco em apenas dois dias! [...]
VAINFAS, Ronaldo. O império do Sol. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2019.
a) Qual é o assunto do texto?
b) A ideia de governo está associada à capacidade de administrar, controlar e organizar a vida coletiva. Considerando o texto, identifique aquilo que cabia aos governantes e aos governados na sociedade inca.
c) De que forma a técnica de desidratação de alimentos poderia auxiliar o governo do Império Inca?
d) Você considera que o modo de organização política dos incas era mais semelhante ao governo dos astecas ou dos maias?
Leia o texto abaixo e faça o que se pede a seguir. O império do Sol[...] Para que tudo funcionasse bem,
0 Respostas
Bryan Lopes precisa da sua ajuda.
Sua resposta
Mais perguntas de História
História, conteúdos escolares sobre História para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- indentifique a alternativa incorreta e justifique a sua resp
- por que a Inglaterra foi o maior adversário da França?
- Quais os principais elementos olmecas e suas invenções?
- o texto cita quantos autores para explicar uma definição p
- Fazendo perguntas: 1.O jovem pode ter experiência se nunca trabalhou, se está iniciando sua vida de trabalho?explique
- 01. O fim da União Ibérica em 1640 e a consequente ascensão do poder da dinastia de Bragança, criaram
- 4. Porque o nome mesopotâmia? * O (A) Terra entre maresO (B) Terras férteisO (C) Terra entre riosO
- Assinale a alternativa correta que representa o espaço religioso do Islamismo.a) Catedralb) Mesquitac)
- Cite os primeiros animais a serem domesticados na america.
- Durante a Primeira República o sistema Ferroviário brasileiro tinha o objetivo de
- Em que data foi instaurada a república do brasil e quem foi o primeiro presidente
- Identifique ações democráticas e ditatoriais do governo Vargas.
- 3. (GEO) Ainda quando os continentes formavam a Pangeia, África e América estavam unidos em uma grande
- O que essas narrativas têm em comum? Como são chamadas as divindades jorubas?CAPITULO 2Neste capítulo,
- Marque a alternativa incorreta a) ( ) Portugal foi pioneiro nas grandes navegaçõesb)) A posição geográfica