Leia o texto abaixo e faça o que se pede a seguir. O império do Sol

[...] Para que tudo funcionasse bem, era preciso uma organização perfeita. Em primeiro lugar, organizar a contabilidade: contar as pessoas de cada comunidade, saber quantos trabalhadores podiam ser requisitados sem prejudicar a aldeia, contar os impostos, os sacos de batata, as lhamas, os grãos de milho. Os incas inventaram um modo curioso de contar usando uns cordões com nozinhos coloridos. [...]. Poucos sabiam manejá-los, sendo alguns incas especialmente treinados para esse fim.

Como controlavam um vasto território, os incas tinham de desenvolver também bons esquemas de comunicação. Daí construírem pontes e estradas. E nas estradas colocavam postos de vigia (tambos), que também funcionavam como armazéns. Em cada tambo, havia um chasqui, funcionário muito importante do império. Era uma espécie de “correio” dos incas. Os chasquis viviam correndo de um lado para o outro, levando as notícias mais importantes ao conhecimento das autoridades imperiais. Eram verdadeiros atletas, capazes de fazer uma notícia da costa chegar a Cuzco em apenas dois dias! [...]

VAINFAS, Ronaldo. O império do Sol. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2019.

a) Qual é o assunto do texto?

b) A ideia de governo está associada à capacidade de administrar, controlar e organizar a vida coletiva. Considerando o texto, identifique aquilo que cabia aos governantes e aos governados na sociedade inca.

c) De que forma a técnica de desidratação de alimentos poderia auxiliar o governo do Império Inca?

d) Você considera que o modo de organização política dos incas era mais semelhante ao governo dos astecas ou dos maias?