Na realização do trabalho com agrupamentos e trocas, "é necessário propor às crianças situações variadas em que elas tenham oportunidade de agrupar grandes quantidades de elementos e depois registrá-los, para que, aos poucos, se conscientizem da operação realizada" (BURGO, 2018, p. 91).

BURGO, O. G. Metodologia da Matemática. Maringá: Unicesumar, 2018, p. 91.

Assim, com base na informação apresentada, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:

I. A criança constrói seus conhecimentos a partir da coordenação das relações que vai criando entre os objetos e as ações sobre esses objetos.

PORQUE

II. Quanto mais diversificadas forem as situações de agrupamentos e trocas em que estiver envolvida, mais oportunidade ela terá de observar as semelhanças e diferenças entre essas situações, realizando abstrações e construindo o conceito.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Resposta - Alternativa 5