Para Skinner, a punição é a forma mais conhecida de controle do comportamento humano. Mas o autor também ressalta que castigos e punições não são a melhor maneira de educar, uma vez que geram muitos conflitos entre quem pune e quem é punido, além do desenvolvimento de respostas emocionais muito contraditórios, e que podem afetar o desenvolvimento humano. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Apesar de haver a punição, deve-se utilizar o reforço para o efetivo controle do comportamento humano, ou seja, recompensar (de maneira positiva) quando um comportamento desejado é realizado.
PORQUE
II. É por meio do reforço positivo que podemos aumentar cada vez mais a frequência do comportamento que se é desejado.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Analise a situação a seguir.
“Em um laboratório, um pesquisador realizava experimentos com ratos. Em um dos dias do experimento, o pesquisador colocava o rato em uma caixa, acendia uma luz vermelha e ministrava logo em seguida um choque. O rato buscava se esquivar do choque, se escondendo nos cantos da caixa. Depois de algumas repetições, o pesquisador acendeu a luz vermelha e o rato se escondeu no canto da caixa, antes mesmo do choque ser administrado”.
Assinale a alternativa que representa corretamente o que aconteceu durante o experimento narrado.
Alternativas:
a)
Condicionamento operante.
Alternativa assinalada
b)
Punição.
c)
Condicionamento respondente.
d)
Extinção.
e)
Reforço negativo.
3)
Ao pesquisar as leis que regem o comportamento e estabelecem o condicionamento operante, Skinner identificou algumas regularidades que originaram um conjunto de princípios básicos de aprendizagem. Assim, pode-se entender que o comportamento pode ser considerado um evento natural, que é determinado por múltiplas variáveis e níveis.
Assinale a alternativa que diz respeito aos três níveis de variação e seleção do comportamento.
Alternativas:
a)
Filogênese - biologia - ambiente.
b)
Seleção natural - ontogênese - cultura.
c)
Filogênese - ontogênese - história.
d)
Biologia - psicologia - cultura.
e)
Filogênese - ontogênese – cultura.
Alternativa assinalada
4)
Piaget não tinha a pretensão de elaborar uma teoria da aprendizagem, inclusive devido a sua formação em Biologia.
Apesar disso, apresentou uma enorme contribuição ao que se denomina teorias construtivistas.
Assinale a alternativa que melhor define o conceito de construtivismo.
Alternativas:
a)
O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser construído por meio de transmissão de conteúdos.
b)
O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser construído a partir do papel da família.
c)
O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser construído com base nas observações do meio que o cerca.
Alternativa assinalada
d)
O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser ensinado na escola.
e)
O conhecimento é inerente ao sujeito e não necessita de construção social.
Sua resposta
Mais perguntas de Pedagogia
Pedagogia, conteúdos escolares sobre Pedagogia para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- Peço ajuda, por favor. Apresentar e comparar duas teorias da aprendizagem estudas em sua disciplina observando seus pontos comuns e divergentes . Agora
- (ENADE 2015) A alfabetização midiática e informacional tem como proposta desenvolver a capacidade dos
- Para atender à reforma do Estado, surge o modelo gerencial na perspectiva da administração pública. Trata-se de um modelo pautado na ideologia neoli
- p>A democratização do acesso à educação deve ter uma
- p style=\"text-align: justify;\">O histórico de vida pesso
- Os estudiosos da avaliação, principalmente Luckesi e Hoffmann, utilizam exemplos das práticas dos professores para discutir as concepções de avalia
- Os estudantes que compõem as turmas de wja no brasil costumam possuir algumas características
- Muitas vezes esse é um leitor quase heroico, que consegue, de alguma forma — em igrejas, por empréstimos de amigos, por meio da escola ou das poucas
- Materiais didáticos podem: Ser elaborados por autores renomados.Ser um instrumento que nenhuma instituição
- Leia os poemas “Erro de português” e “Pronominais”: ≈ Erro de PortuguêsQuando o português
- Cartaz paijnhel parlenda a galinha do vizinho educação inf
- Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
- Aspectos pedagógicos da gestão escolar prontoCom su
- Aeducação infantil em um processo histórico, avançou e conquistou espaços saindo do assistencialismo
- A avaliação pode promover a aprendizagem e, nesse caso, promover a inclusão. A educação inclusiva é mediadora enquanto a educação classificatór
- A acentuação gráfica em uma palavra é determinada de acordo com a pronúncia e o posicionamento da sílaba tônica na palavra. Qual é a caracterís
- 4) \'Não importa se a criança, na Educação Infantil ou Séries Iniciais do Ensino Fundamental, possua
- “Os juízos éticos de valor são também normativos, isto é, enunciam normas que determinam o dever
- 2)As políticas públicas têm sido criadas como resposta do Estado às demandas que emergem da sociedade e do seu próprio interior, portanto, p
- 1) disserte sobre a vida e a obra de Camões está passando e representa para literatura portuguesa. 2)