O termo "pra" (estrofe 11) não pertence à linguagem padrão. As...

O termo "pra" (estrofe 11) não pertence à linguagem padrão. Assim, pode-se dizer que seu uso no texto acima está errado? Justifique sua resposta.

3 Respostas

Keila Maduro

A utilização da preposição "pra" não pode ser considerada errada, uma vez que ela apenas é a forma mais informal da preposição "para".

O que é a linguagem informal?

Podemos compreender essa linguagem como aquela que está presente no dia a dia das pessoas, onde há maior intimidade. Essa linguagem apresenta gírias, abreviações, etc, tudo que não se percebe na linguagem formal.

A preposição "pra" é constantemente utilizada na linguagem informal, uma vez que é a forma reduzida da preposição "para". Ela é usada em textos informais, ou em textos que objetivam reproduzir a linguagem falada.

Veja mais sobre linguagem informal:

Escola Educação

Não se pode dizer que o termo "pra" está errado apenas por não pertencer à linguagem padrão, uma vez que a linguagem coloquial ou informal também existe, e esta não pode ser considerada errada.

Linguagem padrão

A linguagem padrão é uma linguagem normalmente utilizada em situações formais, pois é uma linguagem culta. Se dá em ambientes de maior seriedade ou respeito. Na maioria dos casos, esse tipo de linguagem é o utilizado em ambientes profissionais, em entrevistas de emprego ou concursos, além de artigos acadêmicos.

No entanto, também existe a linguagem informal (ou coloquial), que é aquela mais usada no dia a dia das pessoas, onde há maior intimidade entre os indivíduos, com utilização de gírias e abreviações, como é o caso da palavra "pra", que apenas está abreviada, mas passa longe de estar errada por conta disso.

Veja mais sobre linguagem formal e culta em:

#SPJ1

mateusinksks

O uso do termo "pra" não está errado, pois pertence à linguagem informal e representa apenas uma forma diferente (não errada) de usar a língua.

Linguagem informal

Como está presente numa letra de música, seu uso fica ainda mais justificado, pois a música costuma ter uma linguagem mais simples, espontânea e próxima da realidade. Então, nada mais natural que usar termos informais, que pertencem à linguagem popular.

Sua questão é referente à letra "Gramática", do grupo musical Palavra Cantada. A letra contém metalinguagem, pois se utiliza do código linguístico para fazer referência a ele próprio e brincar com o sentido das palavras.

Mais sobre essa letra de música em:

51901633

#SPJ1