2. Os autores clássicos da Sociologia adotam perspectivas diferentes para analisar o processo de constituição da sociedade e a maneira como os indivíduos se relacionam. É importante considerar que estes pensadores viveram em um mundo totalmente diferente do nosso, mas sua capacidade de compreender as relações sociais os formalizam como leituras imprescindíveis para esta tarefa. Diante destes argumentos, analise as sentenças a seguir: I- Émile Durkheim apresentou conceitos que nos ajudam a compreender as relações sociais a partir da ideia de que é a sociedade que determina o indivíduo, e para isso nos fornece os seguintes conceitos: fato social, solidariedade mecânica e orgânica e anomia.
II- Karl Marx elege a classe social como unidade de análise sociologia, onde a sociedade e os indivíduos determinam-se reciprocamente.
III- Tanto Marx, como Durkheim e Weber, consideram que a estrutura social não constitui entrave nem limite para a ação já que os indivíduos recriam as estruturas mediante um processo de reflexão sobre sua própria prática.
IV- Os indivíduos determinam a sociedade e o objeto de estudo para Max Weber é a Ação social, que é classificada por 4 tipos ideais: tradicional, afetiva, racional orientada a valores, racional orientada a fins.

Assinale a alternativa CORRETA: *

1 ponto

a) Somente a sentença I está correta.

b) Somente a sentença II está correta.

c) As sentenças I, III e IV estão corretas.

d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

3- A sociologia revela novas perspectivas de análise acerca do mundo. Aquilo que achávamos ser intuitivamente simples, se torna fonte de novas maneiras de compreender, dar valor e dar significado à realidade. Para nos ajudar nesta tarefa podemos contar com a imaginação sociológica que permite refletir e analisar sobre nossas questões individuais que tenham consequências às questões coletivas e sociais. Com base na leitura sobre esse assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) As novas perspectivas que a sociologia nos fornece, não exige um exercício constante de abstração perante nossos hábitos e costumes, pois nossa consciência é moldada e condicionada a uma única forma de vivência cotidiana.
( ) Na imaginação social sociológica, realizamos o exercício de abstrair nossa posição na sociedade, sem nos desvincularmos socialmente de nossas relações mais cotidianas, para pensarmos além de nossas meras referências sociais.
( ) O sociólogo estadunidense Wright Mills (1916-1962) propôs a utilização dessa expressão para designar nossa capacidade de reflexão e de análise do cenário histórico mais amplo da sociedade e assim, nos auxiliar a desmitificar os fatos mais simples de nossa vida íntima e pessoal.
( ) Habitualmente, acabamos por nos guiar por referências pré-estabelecidas para tomar decisões. A vida familiar, o círculo de amizades, as relações de trabalho e estudo e a vida religiosa não nos ajudam para a construção de nosso olhar sobre a sociedade, pois já temos algo definido anteriormente a nós.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: *

2 pontos

a) V – F –V –V.

b) F – V –F –V.

c) F – V – V –F.

d) V – F – F –V.​