A preocupação do Hospital abrange não só a esfera comercial em relação a perda de clientes/pacientes potenciais, mas também legal, uma vez que veicular este tipo de imagem pode ser considerado crime, por se tratar de uma situação que pode atingir tanto a honra do paciente quanto de seus familiares, tratando-se de divulgação de imagem sem autorização, podendo caracterizar os crimes de injúria e difamação, previstos no Código Penal Brasileiro. Além disso, ações como essa podem caracterizar uma série de outros problemas como violação do sigilo profissional, crime contra a honra, utilização de imagem de terceiros de forma indevida, dentre outros. Sem falar ainda da possibilidade de trauma familiar!

Diante de tanta exposição negativa, relatada na situação hipotética anterior, para fins desta Atividade MAPA, considere-se como o Gestor(a) Hospitalar desse Hospital Memorial de Urgência e Emergência, sobre o qual você terá como sua missão, montar uma estratégia de Comunicação Integrada com a finalidade de reverter ou, pelo menos, diminuir os impactos negativos para a imagem do hospital. Para isso, você deverá atender às solicitações das etapas a seguir:

PASSO A PASSO DA ATIVIDADE:

ETAPA 1- Em relação à comunicação empresarial integrada, explique brevemente qual é o foco principal da Comunicação de Marketing, da Comunicação Institucional e da Comunicação Interna. Explique separadamente cada uma dessas três áreas de comunicação.

ETAPA 2- Elabore uma estratégia de Comunicação Interna para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para evitar que situações como essa voltem a se repetir evitando outros impactos negativos para a imagem do hospital e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações: a) Quais serão os instrumentos de comunicação interna que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você poderá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).

ETAPA 3- Elabore uma estratégia de Comunicação de Marketing para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para evitar que situações como essa voltem a se repetir evitando outros impactos negativos para a imagem do hospital e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações: a) Quais serão as ferramentas de comunicação de marketing que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você poderá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).

ETAPA 4- Elabore uma estratégia de Comunicação Institucional para informar o público-alvo desse tipo de comunicação sobre as medidas e procedimentos a serem adotados para evitar que situações como essa voltem a se repetir evitando outros impactos negativos para a imagem do hospital e também, para manter a qualidade dos serviços prestados aos usuários finais. Nessa etapa você deverá apresentar, por meio de um texto discursivo, as seguintes informações: a) Quais serão as mídias institucionais (internas ou externas) que serão utilizados para transmitir a mensagem; b) Qual será a mensagem transmitida a esse público. Você poderá fazer isso de maneira escrita, apresentando informações solicitadas nos itens a) e b).