Os gregos antigos possuíam várias características em comum, ma...

Shirleysantana

Os gregos antigos possuíam várias características em comum, mas demorou algum tempo para que eles tomassem consciência dessas semelhanças. E o que discutes historiador Jonathan M. Hall no texto a seguir. “[...]Aprendemos que os gregos criaram as bases políticas, artísticas, culturais, educacionais, filosóficas e científicas em que se fundamenta a cultura ocidental. [...] Mas, afinal, quem foram os gregos? [...] minha preocupação [...] não é com o que nós pensamos que os gregos eram, mas como que eles pensavam que eram. [...] L...] os especialistas têm sugerido com frequência que um sentimento de autoconsciência verdadeiro, de helenidade, surgiu apenas depois da invasão dos persas e a sua derrota na Grécia nos anos 480-479 (a. C.). A evidência examinada até o momento parece refutar esta hipótese. Muitos gregos, ainda que nem todos, procuraram uma unidade comum em termos de parentesco compartilhado, pelo menos duas gerações antes da invasão dos persas. Entretanto, é verdade que a invasão persa teve um efeito na forma como os gregos se enxergavam. Nos séculos VII e VI aEC., o Oriente era um objeto de fascinação exótica para os gregos [...] mas a invasão persa [...] gerou uma visão negativa dessa região. A palavra ‘bárbaros’ – tanto o adjetivo quanto o substantivo -, registrada apenas ocasionalmente antes da invasão, entra agora no uso comum para designar não apenas os persas, mas todos os outros grupos de não gregos, sem qualquer diferenciação. Na tragédia e na comédia grega, os personagens bárbaros assumem um papel mais central e são em geral representados como cruéis, sem moderação, covardes, servis [...]. Diante dos estereótipos no teatro e nas artes, os gregos começam a especular mais a respeito de sua própria identidade. Começam a perguntar-se o que, afinal, torna os bárbaros tão estranhos. [...] se a identidade grega foi construída de forma agregativa por meio das similaridades entre grupos de pares, ela era agora definida em termos das diferenças percebidas e em oposição a grupos externos de bárbaros." 1. No texto, percebemos que há uma diferença entre o modo como vemos atualmente os gregos antigos e como eles percebiam a si mesmos. a) Como nós, atualmente, percebemos os gregos? b) De que maneira o autor define o conceito de identidade? 2. Que tipos de preconceito se desenvolveram quando os gregos tomaram consciência de sua própria identidade? Qual era o papel das artes nesse contexto? 3. Atualmente, há conflitos que se originam com base em pré- conceitos e estereótipos? De exemplos. 4. Em sua opinião, o que pode ser feito para superar esses conflitos?

1 Resposta

16. Alternativa correta: b) Zeus.

Diferente dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, os da Antiguidade aconteciam sempre na mesma cidade: Olímpia, que era considerada sagrada. O local, inicialmente, tinha templos dedicados a Hera e, mais tarde, também a Zeus, a maior divindade da Grécia Antiga.

17. Alternativa correta: d) Guerras Médicas – persas.

A Batalha de Maratona é um dos episódios mais conhecidos das Guerras Médicas – que também contou com outras batalhas conhecidas como a Batalha de Plateia e a Batalha do desfiladeiro das Termópilas. As guerras médicas foram travadas entre os gregos e a Pérsia, do imperador Xerxes.

18. Alternativa correta: b) eram politicamente autônomas.

As cidades-estados gregas eram inteiramente autônomas, ou seja, sem nenhum tipo de vínculo ou cooperação entre si, de modo que nenhuma ocasião poderia mudar essa característica. Mas mesmo sendo tão singulares, tinha o mesmo tipo de religiosidade, a mitologia.

19. Alternativa correta: c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a hegemonia da Confederação de Delos - liderada por Atenas - sobre o território grego.

A Guerra do Peloponeso foi uma guerra interna entre as pólis gregas, em virtude do predomínio ateniense após o fim das Guerras Médicas.

20. Alternativa correta: e) macedônios.

Macedônia deixa de ser uma sociedade pastoril e se lança à conquista dos territórios gregos, com Felipe II e, posteriormente, com seu filho, Alexandre Magno.

Sua resposta
Ok

Mais perguntas de Geografia





















Toda Materia
Toda Materia
Toda Materia

Você tem alguma dúvida?

Faça sua pergunta e receba a resposta de outros estudantes.