"a educação, em sentido amplo, não se reduz ao processo de escolarização. ela vai além à medida em que suas finalidades (socialização e individualização progressiva) são alcançadas. no campo educacional, reconhecemos que a educação é um fenômeno social complexo que ocorre em três universos tripartidos, além disso, é uma atividade humana necessária à existência e ao funcionamento de todas as sociedades. com relação aos tipos de educação, relacione as colunas a seguir.

(fonte: freitas, m. f.r. l, pinto, r. o., ferronato, r. f. psicologia da educação e da aprendizagem. londrina: editora e distribuidora educacional s. a., 2016, p. 35)

(1)educação não intencional.

(2)educação intencional.

(3)educação não formal.

(4)educação formal.

( ) consiste na atividade educativa estruturada fora do sistema escolar convencional.

( ) as influências sobre as pessoas apresentam intenções e objetivos definidos conscientemente. este é o caso da educação escolar e extraescolar.

( ) refere-se às influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. tais influências também são denominadas de ˜educação informal˜.

( ) é aquela realizada nas escolas ou em outras agências de instrução e educação (igrejas, sindicatos, partidos, empresas). implica ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos, sistematização e procedimentos didáticos.

assinale a alternativa com a sequência correta da associação entre as colunas.
selecione uma alternativa:
a)

1, 2, 3, 4.
b)

2, 1, 3, 4.
c)

3, 2, 1, 4.
d)

4, 2, 1, 3.
e)

4, 1, 3, 2.