1) Lei os textos e marque ( LO ) Linguagem Objetiva e ( LS ) Linguagem subjetiva: Texto 1 Não sei se o nome dela é Maria. A moça é bastante alta e magra. Morena, tem cabelos cacheados e compridos até o meio das costas. Usa óculos e deve ter entre 25 e 30 anos.
Texto 2 Não sei se o nome dela é Maria. A moça parece uma modelo de tão alta. Seus cabelos cheios de cachos escorrem até o meio das suas costas. Seus óculos dão um olhar intelectual a essa musa que está na flor da idade. Não dou mais do que 25 ou 30 anos para essa deusa de ébano.
2) Leia com atenção as frases abaixo e retire os vocativos: Lembre-se, Vocativo vem de voz, chamar por algo ou alguém.
a) Nunca mais fale isso, menina!
b) Você não pode ter tudo na vida, meu querido, entenda isso!
c) Senhor, não nos desampare!
d) Olá amigos, fiquem com mais essa dica!
e) Brasil, abra a cortina para o futuro!
3) O predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito. O predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto. Com esta informação sublinhe os Predicativos do Sujeito e do Objeto:
a) Ela está TRISTE.
b) Eu vi-A nervosa.
c) A professora parece APREENSIVA.
d) Após todos esses anos, ela continua DIVERTIDA.
e) A mochila da Sofia é NOVA.
f) O pneu da bicicleta está VAZIO.
g) O menino ficou TRISTE durante horas.
h) Eu O vi alegre.
i) Mariana ganhou presentes LINDOS e CAROS.
4) Transforme as duas orações e uma única oração:
a) I. Os imigrantes deixaram as suas casas.
II. Os imigrantes estavam amedrontados.
b) I. Muitos refugiados chegam pelo mar Mediterrâneo. II. Eles estão tristes com sua situação.
c) I. Os refugiados se apresentaram às autoridades. II. Os refugiados estavam envergonhados.
d) I. As mães cuidam bem dos filhos. II. Os filhos são obedientes.
5) Observe os verbos em destaque, todos foram empregados incorretamente, reescreva as orações com a forma correta dos verbos. Lembrando que todas são orações sem sujeito.
a) FAZEM 5 meses que estamos com aulas remotas.
b) CHOVERÃO muito amanhã.
c) FAZEM dois meses que não vejo a minha vovó.
d) HOUVERAM uma festa à fantasia em minha escola.
e) HAVERIAM muitas pessoas em minha festa, mas não foi ninguém.
f) Hoje SÃO 1 de setembro.
g) Amanhã É 3 de setembro.
6) Construa fuma rase com:
a)Advérbio de tempo:
b) Advérbio de lugar:
c) Advérbio de modo:
QUEM RESPONDER CERTO E EM PRIMEIRO IREI DAR MELHOR RESPOSTA.
Texto 2 Não sei se o nome dela é Maria. A moça parece uma modelo de tão alta. Seus cabelos cheios de cachos escorrem até o meio das suas costas. Seus óculos dão um olhar intelectual a essa musa que está na flor da idade. Não dou mais do que 25 ou 30 anos para essa deusa de ébano.
2) Leia com atenção as frases abaixo e retire os vocativos: Lembre-se, Vocativo vem de voz, chamar por algo ou alguém.
a) Nunca mais fale isso, menina!
b) Você não pode ter tudo na vida, meu querido, entenda isso!
c) Senhor, não nos desampare!
d) Olá amigos, fiquem com mais essa dica!
e) Brasil, abra a cortina para o futuro!
3) O predicativo do sujeito atribui uma característica ao sujeito. O predicativo do objeto atribui uma característica ao objeto. Com esta informação sublinhe os Predicativos do Sujeito e do Objeto:
a) Ela está TRISTE.
b) Eu vi-A nervosa.
c) A professora parece APREENSIVA.
d) Após todos esses anos, ela continua DIVERTIDA.
e) A mochila da Sofia é NOVA.
f) O pneu da bicicleta está VAZIO.
g) O menino ficou TRISTE durante horas.
h) Eu O vi alegre.
i) Mariana ganhou presentes LINDOS e CAROS.
4) Transforme as duas orações e uma única oração:
a) I. Os imigrantes deixaram as suas casas.
II. Os imigrantes estavam amedrontados.
b) I. Muitos refugiados chegam pelo mar Mediterrâneo. II. Eles estão tristes com sua situação.
c) I. Os refugiados se apresentaram às autoridades. II. Os refugiados estavam envergonhados.
d) I. As mães cuidam bem dos filhos. II. Os filhos são obedientes.
5) Observe os verbos em destaque, todos foram empregados incorretamente, reescreva as orações com a forma correta dos verbos. Lembrando que todas são orações sem sujeito.
a) FAZEM 5 meses que estamos com aulas remotas.
b) CHOVERÃO muito amanhã.
c) FAZEM dois meses que não vejo a minha vovó.
d) HOUVERAM uma festa à fantasia em minha escola.
e) HAVERIAM muitas pessoas em minha festa, mas não foi ninguém.
f) Hoje SÃO 1 de setembro.
g) Amanhã É 3 de setembro.
6) Construa fuma rase com:
a)Advérbio de tempo:
b) Advérbio de lugar:
c) Advérbio de modo:
QUEM RESPONDER CERTO E EM PRIMEIRO IREI DAR MELHOR RESPOSTA.
Sua resposta
Mais perguntas de Português
Português, conteúdos escolares sobre Português para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- 1-Leia o texto abaixo:O objetivo do texto é:A)Alertar B)Anunciar C)CriticarD)Divertir
- Qual é o movimento literário da língua portuguesa? e quais suas principais características?
- Leia o miniconto de Severino Rodrigues. OEm seguida, observe a colocação dos pronomes obliquos e a posição
- O narrador faz uma crítica a respeito das pesquisas: “a gente não fica sabendo de nada”. Marque a opção
- Quero o Antônimo da palavra influenciador
- Um grupo de pessoas parou para ver o que estava acontecendo por favor me falem a resposta
- Urgent me ajudem por favor nessa atividade é para hoje. sobre o Conto DESENREDO1- A seguir, crie um final
- Bom dia pessoal tudo bem? alguém pode me ajudar? 1°) Proposta de produção textual*Realize uma pesquisa
- Conflitos do livro: O livro negro de Thomas Kyd (me ajudem pfvv, quem puder me ajudar rápido agradeço)
- Oa usar o plano média pretendeu se destacar qual característica da imagem em relação assunto apresentado
- Alguma menina de onze ou doze pra conversar comigo
- Lixo metonímico - Pasquale Cipro Neto Um belo dia, na aula de gramática ou de literatura, estudam-se as
- Me ajudem pfvr preciso entregar essa provar segunda
- Calcule a área da região cinza abaixo
- 1) observe a imagem a cima em seguida com suas palavras descreva o que você entendeu
- 2. Leia o texto abaixo: Pai não entende nada -Um biquini novo? -E, pai. -Você comprou um no ano passado!
- em ciências está acontecendo na sua vida pare e reflita a palavra destacada indica uma oposição de idéias
- Observe o período abaixo: “O aluno entrou na sala, não viu o professor, foi para seu lugar.”Reescreva
- Oque tem sido feito para tentar mudar esse quadro de violência
- paródia com período composto por coordenação