Considerando que as leituras dependem, em grande parte, dos conhecimentos já possuídos, ou seja, dos conhecimentos prévios, e que as leituras que precedem a leitura em questão, os conhecimentos adquiridos de maneira formal, ou não, são fatores que possibilitam uma boa interpretação e compreensão do texto e da atribuição de sentidos ao que se lê, entre os conhecimentos prévios figura o linguístico, que consiste

A)
na competência do falante em relação à gramática de sua língua materna que, por sua vez, permite ao leitor perceber a maneira pela qual o texto foi tecido: a sua ligação interna, textualidade, unidade.

B)
no conhecimento de diferentes gêneros, pois é o que nos permite reconhecer um conjunto de enunciados como um conto –e não como uma receita, por exemplo.

C)
no conhecimento que o leitor adquiriu em seu processo de aprendizado formal e informal, incluindo as suas experiências pessoais.

D)
na convivência com diferentes textos em situações específicas. Kleiman (1997) ressalta que “[...]quanto mais conhecimento o leitor tiver, quanto maior a sua exposição a todo tipo de texto, mais fácil será a sua compreensão”.

E)
no conhecimento ativado a partir do texto e no armazenado pelo leitor em sua memória.