Leia o texto a seguir e responda às questões. A criação da noite
Antigamente não havia noite. Era sempre dia. O Sol brilhava esquentando a Terra. A Lua e as
estrelas eram como o Sol. Tudo era luz e claridade na aldeia e na floresta. Os homens trabalhavam
sem cessar e as mulheres trabalhavam sem descanso, pois era sempre dia, noite não havia.
O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente.
Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse.
Certa vez, um homem quis saber como o Sol funcionava. Esperou que Mauá saísse para caçar e
aproximou-se do Sol. Ao tocá-lo, o Sol quebrou, o mesmo acontecendo com a Lua e as estrelas. E a
noite surgiu engolindo tudo. Os homens que caçavam na mata ficaram perdidos na imensidão do
escuro. As mulheres mal conseguiam encontrar suas redes dentro da maloca. Crianças e idosos
lamentavam-se do fundo da noite sem luz.
Mauá voltou para consertar o Sol. Ao ver o homem que o havia quebrado, Mauá lançou-se sobre
ele e o atirou longe. Quando caiu, o homem transformou-se no macaquinho-mão-de-ouro, escuro
como a noite e com as mãos douradas como o Sol que havia tocado.
Não foi possível consertar o Sol para que funcionasse como antes. O Sol caminhava para o poente,
mas não conseguia retornar, sumindo no horizonte e deixando a Terra na escuridão. Mauá então fez
com que a Lua e as estrelas surgissem na ausência do Sol para iluminar um pouco a noite. E é assim
até hoje.
1. Se havia a Lua e as estrelas, por que não havia noite?
2. Quem controlava o funcionamento do Sol, da Lua e das estrelas?
3. Leia.
“O Sol fazia seu percurso até o poente para então retornar pelo caminho inverso ao nascente.”
a) Onde o Sol nasce?
b) Onde o Sol se põe?
4. Quem é o protagonista do mito que você acabou de ler?
5. Quem é o antagonista?
6. Que problema o protagonista teve que resolver? ___
7. As histórias costumam apresentar três momentos.
Situação inicial: apresentação dos personagens e das circunstâncias em que estão envolvidos.
Conflito: problema provocado por um evento ou por outro personagem que altera a situação inicial.
Desfecho: situação que traz uma conclusão para o problema, solucionando-o ou não.
Qual(is) parágrafo(s) apresenta(m) o conflito do mito?
8. Assinale a frase que indica como é marcada a passagem do tempo no texto.
a) ( ) A passagem do tempo é marcada de maneira exata.
b) ( ) A passagem do tempo é marcada de maneira vaga.
c) ( ) A passagem do tempo é marcada com data e hora.
d) ( ) A passagem do tempo não é marcada.
9. Leia.
“E a noite surgiu engolindo tudo.”
Marque a frase em que a palavra engoliu tem o mesmo sentido que na frase do texto.
( ) Com a pressa, apenas engoliu a comida.
( ) A maré alta engoliu as rochas.
10. Leia.
“Mauá controlava o Sol, a Lua e as estrelas, não permitindo que ninguém deles se aproximasse.”
A expressão destacada pode ser substituída por qual palavra abaixo, sem mudar o sentido da frase?
( ) negando ( ) proibindo ( ) desejando ( ) avisando
Sua resposta
Mais perguntas de Português
Português, conteúdos escolares sobre Português para trabalhos e para estudo no Escola Educação.
- Bom dia pessoal tudo bem? alguém pode me ajudar? 1°) Proposta de produção textual*Realize uma pesquisa
- Conflitos do livro: O livro negro de Thomas Kyd (me ajudem pfvv, quem puder me ajudar rápido agradeço)
- Oa usar o plano média pretendeu se destacar qual característica da imagem em relação assunto apresentado
- Alguma menina de onze ou doze pra conversar comigo
- Lixo metonímico - Pasquale Cipro Neto Um belo dia, na aula de gramática ou de literatura, estudam-se as
- Me ajudem pfvr preciso entregar essa provar segunda
- Calcule a área da região cinza abaixo
- 1) observe a imagem a cima em seguida com suas palavras descreva o que você entendeu
- 2. Leia o texto abaixo: Pai não entende nada -Um biquini novo? -E, pai. -Você comprou um no ano passado!
- em ciências está acontecendo na sua vida pare e reflita a palavra destacada indica uma oposição de idéias
- Observe o período abaixo: “O aluno entrou na sala, não viu o professor, foi para seu lugar.”Reescreva
- Oque tem sido feito para tentar mudar esse quadro de violência
- paródia com período composto por coordenação
- De quantas formas podemos permutar as letras da palavra elogiar? podem ajudar
- A) Apesar de ser uma música contemporânea , a qual cantiga trovadoresca se assemelha essa canção?
- TANCREDO: O POLÍTICO DA ESPERANÇA De baixa estatura, magro, calvo, tinha a idade de um pai que cada pessoa gostaria de ter e de quem ...
- - Parte variável do verbo. - O verbo varia emede acordo com as pessoas gramaticais
- Justifique a acentuação gráfica das palavras seguintes ânimo, atrás, responsável
- A ideia principal transmitida pelo artigo 28 e de que
- Amoda caipira u musquitu ca mutuca num cumbina u musquitu pula i a mutuca impina u patu ca pata num afina