A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica, não uma doença, que resulta de uma interação patofisiológica entre o coração e os sistemas endócrino e vascular. Sobre a insuficiência cardíaca congestiva (ICC), assinale a alternativa INCORRETA: * a) A ICC pode ser classificada como aguda ou crônica. Sendo que a insuficiência cardíaca aguda resulta de uma parada súbita da contração efetiva do coração e leva a uma diminuição acentuada do débito cardíaco e morte por hipóxia nos órgãos vitais.
b) Histologicamente na ICC esquerda, os pulmões apresentam edema, hemorragia e macrófagos repletos de hemossiderina.
c) Em caninos idosos é frequente a chamada degeneração mixomatosa da valva mitral que se caracteriza macroscopicamente como uma lesão nodular em mitral que frequentemente fragmenta-se em êmbolos e se dissemina através da circulação sistêmica para diversos órgãos.
d) A ICC direita é mais comum em bovinos do que em caninos devido a maior frequência de endocardites de tricúspide e devido a altos índices de retículo-pericardite traumática, a reticulo-pericardite traumática resulta em dificuldade de expansão cardíaca (devido a inflamação) e consequentemente gera ICC direita.
e) Uma lesão comumente encontrada na ICC direita é a congestão passiva crônica do fígado. Nela o fígado apresenta-se aumentado de volume, congesto e tem aspecto de “noz moscada” decorrente da congestão e dilatação dos sinusoides, atrofia e necrose de hepatócitos da zona centrolobular.