“a avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica” (luckesi, 2002, p. 28). levando em consideração esse pensamento sobre a avaliação, analise as afirmativas abaixo: avaliar necessita da utilização de técnicas, principalmente para colher dados. o ato de avaliar deve estar fundamentado em atitudes neutras, baseadas na subjetividade e não no fato em si, pois ela é um momento estanque da nossa vida. entender quando e como utilizar a avaliação, bem como os instrumentos adequados, é papel do professor, o qual deve estar atrelado às mudanças sociais e ter competências para tanto. a avaliação formativa se compromete com o processo e não com o produto, o olhar se volta para os alunos, para seus avanços. temos, enquanto professores, que utilizar diferentes tipos de avaliação durante o processo ensino-aprendizagem. assim, seria correto pensarmos que: podemos afirmar que a assertiva i complementa a v podemos afirmar que a assertiva i complementa a ii podemos afirmar que a assertiva i complementa as ideias da iii, iv, porém nega a v podemos afirmar que a assertiva i tem sua ideia confirmada apenas com a iv podemos afirmar que a assertiva i complementa as ideias da iii, iv e v