A "disciplina" não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho; ela é um tipo de poder, uma modalidade para exercê-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de técnicas, de procedimentos, de níveis de aplicação, de alvos; ela é uma "física" ou uma "anatomia" do poder, uma tecnologia. (FOUCAULT, 1987, p. 177). FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1987.

Leia atentamente o trecho acima e, com base em seus conhecimentos de filosofia, assinale a alternativa correta.

RESPOSTAS ADG4 CORRIGIDO PELO AVA

N°1 c)
Michel Foucault estudou a relação da disciplina com o poder. Para ele, a disciplina reforça a hierarquia de poder dentro das instituições.
N°2 a)
No texto, Foucault está se referindo à escola, mas precisamente à sala de aula e a organização das carteiras, que reforçam à hierarquia na instituição.
N°3b)
A disciplina.
N°4 a)
Para Bourdieu, o aluno que chega à escola destituído de capital cultural tem mais chance de fracasso escolar.