Leia com atenção o texto que segue:

o modelo de educação que estamos “vivenciando” na prática éa educação à distância. a educação a distancia é uma novidade que veio para ficar, está hoje em plena ascensão, por isso, para que possamos utilizá-la bem, precisamos saber um pouco sobre ela.

na era da informação e do conhecimento, a educação a distância se torna uma constante e muitos são aqueles que precisam dela. com o acesso à internet popularizado na atualidade, a troca de informações e conhecimentos passou a desconsiderar as distâncias físicas e temporais.

neste tipo de educação são usadas diferentes ferramentas como: e-mail, videoaulas, fóruns, chats, blogs e web.

em um país como o nosso, no qual a grande extensão territorial dificulta a igualdade de oportunidades educacionais, a educação a distância pode ser a chave para diminuir esse abismo de desigualdade social.

cabe aos educadores, procurar mais e mais compreender este novo modelo de educação e utilizá-lo da melhor forma, preparando profissionais, principalmente aqueles que não podem se beneficiar do ensino convencional. nesse modelo de educação, também, está presente a avaliação, ainda hoje não muito coerente com o modelo de educação do qual falamos.

e afinal, como está implantada a avaliação nessa modalidade de educação? a distância? quais são as reais possibilidades desta avaliação?

de acordo com piletti (1987, p.190):

avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos educacionais, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da como um todo.

a informática e as redes de comunicação assumem novos papéis no processo de transformação social ao integrar a educação, tecnologias interativas, onde o professor e o aluno mantêm contato virtual, por meio das diversas ferramentas disponíveis. a aprendizagem ocorre de forma mais independente para o aluno, oportunizando a ele uma maior flexibilidade na organização de suas ideias.

o processo de avaliação a distância deve contemplar a aprendizagem. assim, como na educação convencional, a avaliação deve ser processual e o professor não pode avaliar o aluno em um único momento: a avaliação deverá ser contínua, sistemática e cumulativa, presente em todas as etapas do trabalho do professor, permitindo a ele e ao aluno reconhecerem quais foram os objetivos alcançados.

veja você: o que interessa nesse modelo de avaliação e, consequentemente, numa avaliação da aprendizagem, é analisar a capacidade de reflexão crítica dos alunos frente às suas próprias experiências, a fim de que estes possam atuar, dentro de seus limites, e perceber o que os impede de agir para transformar aquilo que julgam ainda limitado.

a avaliação em cursos a distância precisa acompanhar as evoluções ocorridas na educação, deixando de ser algo para ser um componente presente em todo o processo de ensino e de aprendizagem.

no ambiente tradicional de aprendizagem existem basicamente duas maneiras de avaliar o aluno: avaliações formais, que consistem basicamente de provas e trabalhos, e avaliações ditas “informais”, as quais envolvem a observação do interesse, participação, frequência do aluno etc.

na educação a distância, a tarefa de observar o aluno é dificultada pela perda de contato face a face entre o mesmo e o professor.

na ead a maior parte do tempo do professor não é ‘lecionar’, mas acompanhar, gerenciar, supervisionar, avaliar o que está acontecendo ao longo do curso. o papel do professor muda claramente: orienta, mais do que explica. isto também pode acontecer na educação presencial; mas até agora desenvolvemos a cultura da centralidade do papel do professor como o falante, o que informa, o que dá as respostas. a ead de qualidade nos mostra algumas formas de focar mais a aprendizagem do que o ensino. (moran, 2011,n. p.)

avaliação na modalidade a distância, aula 14. avaliação educacional/ avaliação educacional e prática. unimes virtual.

após ter lido o texto e conversado, pelo fórum, com os colegas, redija um pequeno texto autoral, em que proponha um novo sistema de avaliação para o seu curso em ead. não se esqueça de dar um título ao seu texto que desperte a curiosidade do seu leitor.

sua produção textual deverá mostrar que você:

- entendeu como deve ser considerada a avaliação, hodiernamente;

- efetuou uma reflexão crítica a respeito de como tem sido [email protected], no seu curso;

- elaborou uma proposta viável de avaliação para o seu curso;

- efetuou rigorosa revisão do texto em à coesão (gramática) e à coerência (organização das ideias) ;

-citou as fontes consultadas de acordo com as regras da abnt;

- deu ao texto um título que atrai a atenção do leitor.