Foi-se o tempo em que se acreditava que produtividade e satisfação no trabalho poderiam
ficar separadas sem maiores prejuízos aos resultados organizacionais. Já sabemos, há um bom
tempo, que quanto mais os funcionários se sentirem satisfeitos e engajados em suas tarefas, a
probabilidade de aumento da produtividade e eficiência é maior.
Com a pandemia isso parece ter ficado ainda mais claro, já que pessoas preocupadas,
adoecidas ou sobrecarregadas deixam de produzir ou o fazem muito pouco e com má qualidade,
afetando significativamente os negócios e o futuro de suas empresas.
Pensando nisso, a empresa Success vem se importando cada vez mais com o desenvolvimento
de seu pessoal, buscando inovações em seus processos. Ela atua na área de serviços tecnológicos e
soluções de negócios para pequenas, médias e grandes empresas, tendo sido criada pouco antes da
eclosão da pandemia, no final de 2018. Atualmente conta com um quadro de 130 funcionários.
A diretoria, junto com a área de Recursos Humanos da empresa, chegou à conclusão de que
é preciso se atualizar às novas tendências e inovações em gestão de pessoas e, para isso, resolveu
contratar uma consultoria externa especializada na área para auxiliar na adequação desses processos
e propor novas práticas que levem a Success ao alcance de seus objetivos.
Agora é com você!
Seu trabalho é posicionar-se enquanto membro dessa consultoria externa contratada pela
empresa Success e resolver os desafios propostos a seguir, considerando os conteúdos trabalhados
nas disciplinas do semestre. A diretoria da Successsempre demonstrou preocupação com os valores da empresa, e buscou
realizar todos os seus processos por meio de uma conduta baseada na legalidade e na ética.
A diretoria da empresa, visando a melhoria contínua, resolveu checar se o sistema de cartão
ponto eletrônico está de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.
Ao contratar os auditores, apresentou a eles o pedido de validação dos processos
relacionados aos registros de ponto da empresa.
Ao executar a auditoria, foram apresentadas três situações conforme descrito a seguir:
1) O sistema que a empresa registra o ponto dos funcionários foi elaborado pela TI da empresa. Não
há cadastro do sistema perante o Ministério do Trabalho.
2) Alguns trabalhadores trabalham externamente não sendo possível o controle de horário pela
característica da função. Estes não estão registrando seus pontos no sistema, mas registram em
cartão manual rigidamente das 8 às 18 horas com intervalo das 12 às 14 horas. Aos sábados registram
das 8 às 12 horas.
3) Alguns colaboradores terceirizados também registram seus pontos no sistema feito pela empresa.
Diante destes apontamentos você, como profissional da área de recursos humanos da
empresa, precisa avaliar quais problemas estão sendo levantados pela auditoria.
No mesmo sentido, fundamente os problemas encontrados apontando soluções para
correção.
Quais são os problemas encontrados?
Quais são as recomendações para a empresa corrigir os problemas encontrados?
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Carolaninha Ariane precisa da sua ajuda.
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