O planejamento estratégico é de grande valia nas empresas, pois as leva a pensar em seu negócio de maneira estruturada. A estrutura do planejamento estratégico deve considerar o foco no cliente e, em consequência, nos colaboradores. A maneira como a empresa vai focar sua estratégica gerará os resultados que serão atingidos. A visão do design thinking permite à empresa a criação de uma estratégia considerando a inovação como caráter significativo para atingir os objetivos.



Com base nessas informações, analise o caso descrito a seguir.



O Cemitério Jardim das Buraqueiras é um empreendimento localizado em uma área de solo desgastado e em constante movimentação, impactando diretamente seus clientes diretos e indiretos. Diversas trocas do gramado natural de proteção ao solo foram realizadas ao longo dos anos para mitigar esta situação, porém não resultaram no resultado esperado. Alberto, administrador do empreendimento, está elaborando o planejamento estratégico para o próximo triênio e verificando junto às pessoas envolvidas soluções inovadoras para mitigação desse problema para incluir do planejamento em elaboração.



Considerando essas informações, é correto afirmar que uma ação inovadora para mitigar esse problema no solo do Cemitério Jardim das Buraqueiras a ser inclusa no planejamento estratégico é


analisar a implementação de gramado sintético, sem consultar os clientes diretos.


desenvolver um cronograma de trocas periódicas do gramado natural para garantir um solo adequado.


consultar in loco os clientes diretos para busca de alternativas a serem encaixadas no planejamento estratégico.


alterar o planejamento estratégico, mudando o foco nos clientes diretos e indiretos, somente para o foco nos clientes diretos.


justificar junto aos clientes indiretos, a implementação de um reajuste de tarifas de administração devido às trocas do gramado natural.